Pular para o conteúdo principal

Amizades que valem a pena




"Tinha, porém, Amnom um amigo cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; Jonadabe era homem mui sagaz." (2 Samuel 13:3) Amnom era filho do Rei Davi, e Jonadabe, seu primo. A relação de amizade entre os dois é um excelente exemplo de má conduta, falta de respeito e deslealdade para com o próximo e a si mesmo.

Quando Amnom falou dos desejos errados que sentia pela irmã Tamar - também filha de Davi -, Jonadabe teve uma grande oportunidade de corrigir o amigo, podendo inclusive, influenciá-lo a não praticar tal maldade. Porém, ao invés disso, preferiu planejar uma ação e ajudar Amnom a executar seu plano ardiloso. "Disse-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama e finge-te doente; quando teu pai vier visitar-te, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha e me dê de comer pão, pois, vendo-a eu preparar-me a comida, comerei de sua mão." (2 Samuel 13:5) Pondo em prática o plano, Amnom causou uma grande tragédia familiar e as consequências negativas foram inevitáveis. Davi ficou profundamente ressentido, e Absalão, outro irmão de Amnom, o matou (Leia 2 Samuel 13:20-21; 28-31).

Desta feita, o homem, sendo um ser social, necessita das relações humanas para viver. A amizade está inserida em nossas vidas, bem como o amor, o ódio, o medo e tantos outros sentimentos bons e ruins. E a verdade, neste caso, é imprescindível. Cabe, no entanto, a cada um intervir sobre o que quer para a sua vida. Escolher pessoas que tenham algo de bom para passar e orientar quando mais se precisa é fundamental para que todos tenham uma vida saudável.

Amizades ruins podem trazer desgostos, traições, decepções e levar os supostos amigos a feridas irreparáveis; cicatrizes que saram, mas aparecem, ficando geralmente do tamanho do estrago que provocou.

Amizades verdadeiras olham nos olhos, mostram os erros do outro e solidarizam-se em ajudar a consertar. Amor é o que sente o amigo leal. Foi o que sentiram Davi e Jônatas. Belos exemplos de companheirismo e complacência. A dedicação entre os dois, tão forte e marcante, fez com que ficasse registrada na Bíblia ao longo dos séculos, até hoje.

Jônatas desafiava o próprio pai, o Rei Saul, em favor de Davi. A lealdade recíproca era percebida quando o filho do Rei avisava o amigo sempre que Saul saía em sua caçada. Entre eles havia um pacto, um afeto abençoado e aprovado por Deus. (Leia 1 Samuel 23:15-18)

Solidariedade, carinho, compaixão e consideração são algumas das características de uma amizade verdadeira. Sem ela, a vida se torna vazia, sem graça e sem valor. Quando sentimos afeição por alguém, esse sentimento pode tanto nos tornar heróis como vilões de situações, momentos e nas próprias trajetórias seguidas. O apóstolo Paulo foi cuidadoso em explicar isso aos coríntios: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (1 Coríntios 15:33)

Isso quer dizer que as más influências, até mesmo entre cristãos, devem ser evitadas. Deus, sabendo disso, sempre fez referências em Sua Palavra sobre as relações humanas. O homem, passível de erro e de influências, precisa ter alguém que, de fato, o repreenda quando necessário, visto que a verdade quando predomina deixa reinar o benefício mútuo: "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo." (Provérbios 27:17)

E nisto Deus é contundente. Sobre a amizade que o desagrada, é enfático ao dizer: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4)

Sendo assim, escolher com cuidado as pessoas com quem vai andar e compartilhar informações, segredos e confidências; valorizar os verdadeiros amigos; repreender quando necessário; e afastar-se das conversas que afetam a fé cristã formam as colunas de sustentação de uma amizade duradoura e abençoada por Deus.

Manter o relacionamento espiritual sobre qualquer relação humana, jamais ocultando ou disfarçando a fé que possui – para não ser ridicularizado ou rejeitado – , pode tornar o mais simples servo em amigo verdadeiro de Deus. Tudo vai depender da fidelidade, temor e fé. Foi desta forma que Abraão formou uma aliança com o Criador, e se transformou em Seu amigo fiel. (Leia Tiago 2:23

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro Amor

O número sete tem sido interpretado como o número da perfeição. As sete igrejas compõem a Igreja do Senhor Jesus Cristo como um todo. Ou seja, Uma única Igreja – Corpo do Senhor. Mas a referência a sete igrejas trata dos sete tipos diferentes de cristãos. Qualquer que seja a fé ou denominação cada discípulo está enquadrado nela. Éfeso  –  A favor  desse tipo de cristão o Senhor Jesus reconhece obras, perseverança, rejeição ao mal, paciência, suporta provas por causa do Seu Nome e não desanima. Além disso odeia as obras dos nicolaítas, uma facção pervertida e idólatra no meio da Igreja em Éfeso. Mas  contra si  há o abandono ao primeiro amor. Aos olhos do Senhor os  feitos  são anulados pelo abandono ao  primeiro amor . O que isto significa para pesar tanto no risco da perda da salvação imediata? A gente pode viver duzentos anos, mas jamais esquece o primeiro amor da juventude. Muito além disso é em relação ao encontro com Deus. Somente os nascidos do Espírito podem avaliar o verdadei

Que tipo de semente é você?

Você pode observar que muitas são as pessoas que ouvem a palavra de Deus, mas a mesma cai no meio do caminho, entre pedras, nos espinhos, e o mal se aproveita disso para impedir que essa pessoas alcancem a realização pessoal, profissional, familiar, enfim, a realização dos seus sonhos. A semente (palavra de Deus) só pode gerar frutos se for ouvida e praticada. Vejamos:“Eis que o semeador saiu a semear.” A beira do caminho “E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram.” Mt 13.4 Porque caiu à beira do caminho? Muitos são os que estão à beira do caminho! São aqueles que não se submetem à Sua Palavra. A verdade é só uma, ou você está no caminho, ou não está, se você estiver à beira do caminho nunca se irá cumprir as promessas de Deus na sua vida, pois não está definido – essa semente que cai a beira do caminho nunca germinará, e por consequência nunca dará fruto. Defina-se, ou você está no Caminho, ou não, ou você é, ou você não é! Ficar à beira do camin

CADÊ O SEU SORRISO?

O sorriso para mim, é a felicidade que transborda. É o recheio de uma alma em paz que se derrama nos lábios. É a estampa da face de quem teve um encontro com Deus e sabe a alegria que somente nEle se encontra. É a força que nos encoraja á lutar, pois, nEle e por Ele somos mais que vencedores. "portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força." Neemias 8:10